Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

Carro Clássico: Blekal Raivo


Em 1974, a Blekal  necessitado de um cupe esportivo pra fazer frente a u Chevrolet opala, pensando nisso ela iniciou o projeto B12, que previa o lançamento de um cupe esportivo de estilo jovem e moderno.



Em Novenbro de 1975, a Blekal lança no Brasil o cupe Raivo usando motores 4.5 V8 de 198cv e 3.4 V6 de 168cv, que na epoca era um dos carros nacional, mas rapidos, trazendo nivel de equipamentos diginos de modelos importados.



Em Janeiro de 1976, surge à versão esportiva T-racing usando o “poderoso” motor 5.0 V8 de 214cv, a versão vinha com detalhes exclusivos como adesivos e teto pidado de preto, juntamente com ele a blekal lança outra versão a cabrio.

PRIMEIRA GRANDE MUDANÇA - 1980



Em agosto de 1980, era lançado o Raivo com nova frente/traseira que deixou o modelo mais moderno e refinado, porem continuava com os antigos motores 4.5 V8 de 198cv e 3.4 V6 de 168cv, que, mas tarde renderia uma ma fama para modelo.
No mesmo ano a Blekal lançou o resto da família com a atualização. 

Em 1981 a blekal sofria pela baixas nas vendas do modelo em seu primeiro ano de vendas do modelo atualizado, e percebeu que deveria trocas usa gama de motores com urgensia para seu cupe voltase a ter vendas maiores, porem o processo demorou muito e a fabricante desidiu lança os novos motores juntamente com a atualização em 1985.

SEGUNDA GRANDE MUDANÇA - 1985

Sendo assim em 1985 a blekal lança mais um face-lift no Raivo que ficou restrita apenas nos para-choques e retrovisores, que deixou o modelo, mas atualizado em relação as seus concorrentes, mais a mudanças mais profuntas ocorreram na motorização usando os novos 4.0 V8 de 200cv e 3.0 V6 de 179cv, já versão esportiva T-racing ganha um novo motor turbo 4.8 de 230cv (todos já com injeção eletronica), a versão conversivel (cabrio) tambem chega atualizado no mesmo ano.


Mesmo com essas mudanças, mais que bem vindas, o Raivo não tinha o mesmo sucesso que teve quando foi lançado em Novenbro de 1975, e o Raivo mostrava sinais que cansaco e nessecitava de uma nova geracao, que nunca chegaria.

Em 1987, com baixas vendas a blekal tira de linha a versao esportiva T-racing, e o Raivo comesava fica devasado merante os seus concorrentes.

Em 1990, surge de uma forma dessiperada da fabricante pequenas mudanças nos para-choques agora pintados da cor do carro para todas as versões, porem essa mudança não duraria mais que dois anos.


O FIM DE UMA LENDA - 1992







E em 1992 Blekal redira de linha Raivo por modivo de baixas vendas, eis que chega au fim do primeiro cupe esportivo da blekal, que durou cera de 12 anos em cormercialização marcando a historia da blekal no brasil.


A VOLTA - 2010



Em Novenbro de 2010, eis que a blekal relança seu mito o Blekal Raivo, com nova missão encara Chevrolet Camaro e Ford Mustang, com desing mais esportivo e abusando dos Led’s,usando motores V6 e V8,ele chega junto com sua versão cabriolete (ou apenas cabrio),porem não era mais fabricado no brasil mais sim no Mexico de onde vinha para o Brasil.



Em Março de 2011,e apresentado no salão de genebra o Raivo com pequenas mudanças no para-choque dianteiuro e traseiro,alem de ganha novos motores V6 THI e V8 THI,alem de ganha versões T-racing,R-racing e RS-racing, usando V8 THB turbo,V10 THI e V12 THI,alem da cabrio.
Em Junho do mesmo ano o modelo atualizado chega au Brasil com as novas versões e com mudanças visuais.




Já e esperado uma nova gerção para o fim de 2011 e começo de 2012.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal, posso fazer um também?

(por victor rubens, blog CR)

brendow disse...

pode

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...